É a parte da Odontologia que diagnostica e trata todas as enfermidades buco-dentais. O dentista clínico está habilitado a realizar restaurações de dentes cariados ou fraturados, trocar restaurações insatisfatórias, remover tártaros, realizar profilaxia (limpeza), aplicar flúor, fazer exodontias (extrações), além de tratar endodonticamente (tratamento de canal) os dentes.
Dê preferência para alimentos saudáveis como leite, queijo, legumes, carnes e frutas.
Evite o consumo de bebidas e alimentos açucarados. Ao ingeri-los, escove os dentes logo em seguida.
Como resultado de um trauma, um dente intacto de uma criança ou adulto, pode por um golpe se soltar. Caso isso ocorra proceda da seguinte forma:
Escove seus dentes no mínimo três vezes ao dia, após as refeições e principalmente antes de dormir.
Não esqueça que o uso do fio dental antes da escovação é muito importante, assim como a higienização das gengivas e da língua.
O fio dental é muito importante e indispensável na hora da higienização bucal. Ele vai complementar a ação da escova dental, removendo placa bacteriana e resíduos alimentares das áreas não alcançadas por esta, como toda a superfície entre os dentes e a linha da gengiva, nessa mesma região. O uso do fio dental é altamente recomendável, e deve acompanhar cada escovação.